madreclelia.org
Comunicado Importante
Matrículas 2020

Institucional

História

O Colégio Sagrado Coração de Jesus de Garibaldi teve sua origem na ousadia visionária de um grupo de pais que constituíam a CPM (Círculo de Pais e Mestres) da Escola Santa Inês de Garibaldi, cuja mantença estava a cargo da Sociedade Caritativo Literário São José – Congregação das Irmãs de São José, por 86 anos.

Com a decisão das Irmãs de São José de encerrar suas atividades educacionais, o grupo de pais convocou uma assembleia com todos os responsáveis pelos alunos do Colégio Santa Inês e iniciou uma caminhada com o propósito de buscar uma mantenedora de cunho cristão, carisma e tradição educacional.           

A decisão dos pais, por unanimidade, foi optar pela Congregação do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, com sede em Curitiba, Paraná, que mantém escolas em todo Brasil.

Tendo em vista a urgência de prazos para concepção de uma escola nova, foi criada uma Associação em 23 de julho de 2009, denominada ASSOCIAÇÃO PRÓ-EDUCAÇÃO DE GARIBALDI – APEG, registrada no Cartório de Títulos e Documentos da Comarca de Garibaldi-RS, sob o número 10.929, do Livro A-5, folhas 064, em 29 de julho de 2009.

Criada a Associação, teve início toda a tramitação para viabilizar e concretizar o “sonho” dos pais em dar continuidade à escola privada, com valores cristãos, de qualidade pedagógica e educacional de acordo com as expectativas da Associação Pró-Educação de Garibaldi.

Com o apoio da comunidade Garibaldense, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Empresas locais e simpatizantes à causa, A ASSOCIAÇÃO PRÓ-EDUCAÇÃO DE GARIBALDI – APEG tornou possível a concretização deste sonho. Foi locado um prédio público da Prefeitura Municipal de Garibaldi, que sofreu reformas e adaptações necessárias para adequar-se às normas legais exigíveis a fim de ofertar toda educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, ainda em 2010. As reformas e adequações só foram possíveis e viáveis contando com o apoio financeiro dos pais dos educandos que aderiram e optaram pela nova escola. As empresas de Garibaldi, da região e a comunidade, sensibilizadas com o “movimento” participaram mobiliando e equipando a escola.

Com o prédio concluído e equipado às exigências da legislação do CEE-RS, o educandário habilita-se a acolher crianças e jovens que buscam uma formação, uma educação integral baseada em princípios morais, éticos, religiosos e sociais.

O Colégio Sagrado Coração de Jesus de Garibaldi tornou-se realidade iniciando suas atividades em março de 2010.