Como culminância dos projetos desenvolvidos no decorrer do 2º semestre, foi realizado sábado, dia 11 de novembro, a Mostra do Conhecimento no Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação localizada na cidade de Garibaldi/RS, integrando educandos e educadores da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 O tema norteador dos trabalhos foi o Pré-Modernismo, período literário de grande relevância e significado para o Brasil pelo seu contexto histórico influenciado pela consolidação da República. Durante o segundo e o terceiro trimestre, as turmas, aprofundaram os conhecimentos com relação ao tema proposto, período em que prevaleceram leituras, pesquisas, saídas de estudos, observações, contação de histórias, produções de textos, ilustrações, dramatizações, representações de fatos e cenas, dentre outras propostas motivadas pelos educadores. A união da teoria com a prática enriqueceu o estudo e possibilitou um momento de exposição para toda a Comunidade Educacional. A abertura do evento teve início às 8h, com um pequeno cerimonial conduzido pela diretora pedagógica Miriam Cichelero, a qual proferiu palavras de incentivo e gratidão pelo empenho de educadores e educandos à causa. Aos poucos, os corredores, salas de aula e outros espaços de aprendizagem foram ganhando vida com a presença de pais, visitantes, educadores e educandos. Percebeu-se uma significativa preferência por alguns autores que fizeram parte do período literário, prevalecendo Monteiro Lobato e João Simões Lopes Netos nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.  Ambos tiveram suas principais obras significadas pela concretude de cenas, personagens, falas e releituras. Visto a necessidade de despertar nos educandos o conhecimento pela cultura local, algumas turmas representaram lendas do autor gaúcho Simões Lopes Netos em suas diversas dimensões, favorecendo a interpretação de cenas, relacionando-as ao contexto histórico e despertando para o senso crítico frente aos problemas sociais enfrentados hoje, pela sociedade. Monteiro Lobato, representado por educandos, teve sua biografia recordada e homenageada diante da fantasia e encantamento que desperta até os dias de hoje. Além disso, ganhou destaque e respeito por ser conhecido como um cidadão inovador e defensor dos interesses da sociedade brasileira. O encantamento dos visitantes fazia-se presente nos mais diversos comentários, gestos e agradecimento pelas explicações detalhadas dadas pelos educandos, em suas diferentes idades e níveis de conhecimento.

O momento foi de grande valia para toda a Comunidade Educacional, principalmente para os educandos, pois estes foram desafiados a ir além das páginas de livros. Houve um processo de busca pelo conhecimento, o qual contribuiu para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao processo de ensino e de aprendizagem. Gratidão a todos os educadores e educandos que não mediram esforços para fazer deste momento, uma Mostra de Excelência.   


Galerias

Mostra do Conhecimento

Ver galeria

Mostra do Conhecimento 2

Ver galeria

Mostra do Conhecimento 3

Ver galeria